Pontilhismo / Dotwork Tattoo
- brenoalcantara
- 2 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
A cada dia vai ficando mais comum ideias de tattoo com estilos apontados em outros estilos de arte, e pontilhismo é uma delas.
Esta técnica foi criada na França, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, em meados do século XIX. A denominação do movimento como Pontilismo só foi designada ao estilo na década de 1880 a fim de ridicularizar e rebaixar o trabalho desses artistas. Outros movimentos também usaram técnicas parecidas como o Neo-Impressionismo, mas com pinceladas mais largas.

Com o passar do tempo, a técnica foi utilizada em trabalhos monocromáticos, desenhistas como Gareth Pritchard começaram a utilizar o pontilhismo para sombrear e dar profundidade a seus desenhos. Engana-se quem pensa que o estilo pontilhismo de tattoo seja recente, a tatuagem Yantra, ou Sak Yant, surgiu no império Khmer, onde atualmente se encontram a Tailândia, Camboja, Laos e o sul do Vietnã, e era realizada em seus soldados, que geralmente tinham da cabeça até o pé tatuados, com sânscritos budistas, mandalas, templos e animais, como tigres e elefantes.
Na tatuagem, o funcionamento da máquina elétrica convencional de tatuagem é notável que a pigmentação é realizada por inúmeras pontadas que, pela velocidade da máquina, nos passa a impressão de que o preenchimento é total, como por exemplo um simples traço. Como percebem é difícil encontrar um ponto inicial (com o perdão do péssimo trocadilho) em que a técnica tomou forma em tempos modernos.
Na verdade, formar um desenho a partir de pontos é um preceito básico da tatuagem, se pensarmos que, antes de surgir a máquina elétrica, a maioria das técnicas consistia em fazer vários pontos com agulhas, até preencher completamente um determinado espaço. Pelo próprio funcionamento da máquina de tatuagem, uma tattoo moderna também é feita com pontos, só que o batimento da agulha é tão rápido que não nos damos conta disso, porque nem mesmo conseguimos enxergar o processo, só o efeito resultante no traço.
Mesmo sem perder de vista a história do pontilhismo na arte ocidental, se repararmos a maior parte das tatuagens pontilhadas, vamos perceber que há uma preferência por desenhos orientais ou geométricos, como os mandalas e as artes sagradas hindus, budistas, tibetanas, tailandesas, entre outras. Isso me faz pensar que, talvez, o pontilhismo na tatuagem tenha se originado dessas práticas antigas como a tatuagem Yantra, realizada na Tailândia. De fato, muitos tatuadores modernos que se dedicam ao dotwork usam uma técnica chamada handpoking, dispensando a máquina e fazendo da haste com a agulha uma espécie de caneta. Essa técnica é bastante semelhante às usadas em rituais orientais de tatuagem, nos quais se usam bastões de madeira ou bambu com agulhas atadas às pontas.

Comments